terça-feira, 16 de junho de 2009

Oficina 6 - 20/05/09

Este é o grupo de professores participantes do Gestar II, do município de Correia Pinto, SC: Salete Cunha, Jean Toni, Lucia Raquel, Joelma Amorim, Neiva Strapassão e Romarilva Scheneider.



Tabalhando com leitura e escrita, a partir de diversos Gêneros Textuais.












Atividade de Produção Textual, com a música Construção, Chico Buarque; Alunos da 8ª série, da E.B.M. Jornalista Caldas Júnior, desenvolvidas pelo professor Jean Toni.





Nesta dia para iniciarmos nossa oficina, propus a dinâmica "Árvore dos Desejos", em que cada cursista teria que escrever em três folhas da árvore um sonho, um desejo pessoal e outro profissional. Achei valioso cada relato, importante cada um de seus comentários, pois acredito que somos um conjunto, em que a emoção e a razão andam de mãos dadas, assim sendo, jamais iremos nos realizar pessoal ou profissionalmente se não sonharmos e, às vezes, não acharmos graça de nós mesmos e de nossos desejos secretos.
Este foi o fechamento da TP 3 e, portanto, desenvolvemos a Oficina 6.
Reconheço que trabalhar com o Gestar está me fazendo estudar mais, ler muito e preparar-me bastante, o que me torna uma profissional melhor e mais comprometida a cada dia.
Porém, minha maior satisfação é perceber que tal desafio, no primeiro momento, não foi assustador só a mim, mas também aos meus colegas cursistas, os quais, lá atrás, no primeiro momento, receberam a idéia como um novo "modismo". Hoje, noto seu real comprometimento e interação com o Projeto. Percebo, através dos debates e estudos que a cada encontro são muitas as dificuldades, mas estas estão sendo vencidas com sua vonatade de mudar. Dessa forma, o planejamento de Língua Portuguesa das Escolas Municipais, que é feito bimestralmente, foi elaborado pelo grupo, de forma a privilegiar as atividades de leitura, interpretação,oralidade e produção; vindo de encontro aos objetivos do Gestar II.
Através de relatos escritos ou orais, percebo que as dificuldades são as mesmas: o tempo, a falta de disciplina dos alunos, de vontade de ler, de valorização do profissional da educação, a dificuldade de interpretação e redação de nossos alunos; porém, é perceptível como os cursistas estão influenciando, através das atividades elaboradas em grupo e aplicadas em sala de aula, seus alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita.
Foi perceptível também uma mudança na motivação dos alunos, através dos relatos de alugumas atvidades, como a elaboração das biografias em que os alunos pesquisaram pessoas famosas como Fidel Castro, Ivete Sangallo, Airton Senna; também seus familiares e ainda sobre as pessoas que dão nome às suas escolas. Segundo os professores, durante a leitura expositiva de cada aluno, percebeu-se a emoção e interesse dos colegas ao ouvirem os relatos, o que muitas vezes não acontece.
Também foi muito interessante o desenvolvimento das produções sobre as profissões ( CD com as músicas produzidas para serem trabalhadas em sala de aula) com a música Construção - Chico Buarque; o que se transformou num mural e em exposição escolar.
Alguns cursistas deixaram claro que acharam mais trabalhoso, que "acabou a rotina", mas que o processo é totalmente válido, pois estão estimulando a leitura, a reflexão e o processo de elaboração dos textos de seus alunos, o que faz com estes tenham uma visão mais crítica e assim, produzam textos melhores, mais coerentes e melhor elaborados, o que é difícil, mas não impossível.
Devido a estas atividades desenvolvidas, é notório o envolvimento de professores e alunos no Projeto, e, particularmente satisfatório perceber tal resultado de ambos; e isto é o que me anima e me apaixona cada vez mais, pois nós, formadores, estamos de certa forma, sendo "os fios condutores " nesse processo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário