sábado, 11 de julho de 2009

Relatório Oficina 7 - TP 4 Unidades 13 e 14


No dia 17/06, nos reunimos novamente para estudar, divagar, planejar e verificar como foram as atividades realizadas em cada escola.
Como durante nossos encontros, elaboramos um CD para trabalharmos com nossos alunos, aproveitei uma das músicas como reflexão e mensagem para este encontro (além desta ser uma sugestão para trabalhar Peráfrase nas 7ª e 8ª séries). A música escolhida foi "Mais uma vez", de Renato Russo. Aproveitamos para ler, cantar, refletir e discutir sobre a importância de mantermos acesa a chama dos sonhos, do imaginário, dos desejos e entender que talvez estes podem ser inatingíveis, porém o que seria de nós se não sonhássemos??? Afinal, mesmo sem alcançar as estrelas, não devemos deixar de admirá-las.
É o que acontece com a educação, pois esta é o maior sonho de todo educador comprometido com o ato educacional; é o maior investimento feito para a real formação de uma pessoa; porém, nota-se que pensa-se em vários aspectos para melhorar o quadro educacional a que estamos acompanhando, mas poucas ações são efetivamente tomadas para a reversão deste.
No entanto, este momento de estudo é uma oportunidade para refletirmos e melhorarmos nossa prática docente.Em nosso caso, neste dia, o debate sobre a importância do real "Letramento", do claro entendimento sobre a importância de desenvolvermos a real competência linguística que tanto fazemos questão de desenvolver em nosso aluno, pois a partir do momento que este domine-a, será autônomo, um cidadão pronto para dominar o mundo que o rodeia.

No primeiro momento levantei alguns questionamentos sobre o letramento:

*Como você define letramento?

* Que relação há entre letramento, alfabetização e escolaridade?

* Como podemos relacionar letramento com a cultura local?

* Este é um país letrado?

Em meio a muitos comentários sobre o tema, percebe-se que o letramento vai muito além da alfabetização; da sistematização do processo em que o indivíduo domina a gramática e suas variações; este processo não se resume em apenas codificar e decodificar, mas sim, em ler e ter capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.
" Letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita" (SOARES, 2003).
Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas "o que é versado em letras ou literatura; literato"; e agora, a partir de diversos estudos, passa a caracterizar o indivíduo que domina a leitura, ou seja, não só sabe ler e escrever( atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita; portanto deve-se pensar no letramento como a ampliação do sentido de alfabetização.
"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com este trabalho" (Paulo Freire, Educação na Cidade, 1991).
Assim sendo, passa-se a ter uma visão bem mais ampla que ler é entender,é ir além do que se leu. Ler não é somente juntar letras e formar palavras, mas também, e fundamentalmente, significa saber interpretar, decodificar a mensagem; não somente através do alfabeto, mas através do mundo que nos rodeia.

Após tanta explanação, passamos às atividades do Avançando na Prática, a qual foi escolhida o texto das Festas Juninas(p. 35), devido à data e que todas as escolas estão em preparação para esta; a qual para nosso município é um acontecimento, pois há poucas opções de divertimento para nossos jovens. Então, pensou-se em desenvolver convites e cartazes de divulgação para cada escola; e depois da festa, um relato de cada aluno.

Sugeri como produção em grupo, que fossem escolhidas atividades da Unidade 14 que pudessem ser desenvolvidas em classe. Então, os professores Jean e Joelma escolheram o texto "Nossas Cidades" (p.76) que poderia ser trabalhado em seis passos: 1º) Descrição de nossa cidade; 2º) Fazer um levantamento sobre o que eles acham que falta para esta ser melhor; 3º) Ler o texto; 4º) Debate; 5º) Produzir texto argumentativo sobre o tema; 6º) Ilustrar a cidade da forma que gostariam que fosse.
As professoras Romarilva, Neiva e Salete escolheram o texto "Cidadezinha Qualquer", Carlos Drummond de Andrade(p.97), em que seriam desenvolvidos alguns passos:

*Conversar con os alunos sobre o autor(já estudado) e sua cidade (Itabira);

* Relato oral dos alunos sobre nossa cidade, como ela é e como gostariam que fosse;

* Pedir para falarem de outras cidades que conhecem;

* Explorar o título(hipóteses do conteúdo);

* Leitura expressiva do poema;

* Questionar o que entenderam e sentira com a leitura do poema;

* Responder questões sobre a estrutura e linguagem do poema, adjetivos usados e soçicitar que os alunos tragam outros poemas e textos sobre o tema.

Como nosso grupo é pequeno, apenas seis pessoas, a cada dia que passa noto que nosso entrosamento e afidade é cada vez maior! Conversamos sobre as dificuldades encontradas nas escolas, na profissão; sobre as novidades que nos rodeiam e muitos outros assuntos; num desses momentos combinamos para irmos juntos à 3ªBienal do Livro de Santa Catarina, a qual se realizará em Lages, município vizinho. Acho que esses laços nos fortalecerão mais a cada momento; pois sinto que nossos encontros estão cada vez mais prazeirosos, em as trocas acontecem de forma natural, o que nos deixa ligados e cada vez mais comprometidos com nosso curso.






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