domingo, 29 de novembro de 2009

Oficina 9 e 10 - TP 5

Nos dias 19/08 e 02/09, foram realizadas as oficinas 9 e 10 do TP 5.
Iniciei as atividades com o vídeo e a letra da música Epitáfio (Titãs), a qual nos leva a repensar nossa vida de forma ampla e a rever nossos conceitos e atitudes.
Após esse momento, iniciamos os relatos referentes à aplicação das atividades desenvolvidas no fechamento do semestre anterior. Os professores relataram que as ativiades do TP 4 foram realizadas de forma lúdica, pois a amioria dos professores trabalhou com o texto "Admirável mundo novo" e o dramatizou para a classe e para outros alunos da escola; o que despertou interesse em outros para leitura e dramatização.
Iniciamos então os estudos das Unidades 17 a 20. Na Unidade 17, refletimos sobre a Estilística, para tanto, usamos um texto de Paulo Mendes Campos: "Os diversos tipos de estilos", no qual um mesmo fato foi contado por diversos personagens diferentes, o que leva a perceber que este passa a ser uma característica desenvolvida pelo escritor, em determinada época, momento ou situação, pois cada um tem sua própria maneira de expressar-se.
A palavra estilo procede do latim stilu - ponteiro de ferro com o qual os antigos escreviam sobre tábuas enceradas. Por extensão, seu sentido ampliou-se, adquirindo a significação geral do modo ou maneira particular de alguém utilizar-se da língua.
Após esta reflexão, vimos vídeos com a música Traduzir-se (composição de Ferreira Gullart), na voz de dois cantores renomados: Fagner e Adriana Calcanhoto; o que acentua a diferença entre cada qual, nos fazendo perceber na prática, a diferença entre as maneiras que cada cantor/autor,
produz sua música/texto; o que nos leva a escolher um ou outro... isso em todas as opções de nosso dia-a-dia.
Outra atividade que realizamos durante os estudos do TP 5, foi da Unidade 20, Relações Lógicas do Texto, o que representa a harmonia, o sentido que um texto tem, o que nos leva à coerência textual.
A cada momento de leitura textual é necessário perceber e levar nosso alunoa a perceber que a lógica do discurso é uma forma clara e precisa de compreendê-lo e é o que faz termos mais facilidade de entendê-lo, e, portanto, levá-lo a compreender a importância na clareza das ideias e no desenvolvimento de sua produção.
Como uma das atividades desse tema, levei o texto "Uma história sem pé nem cabeça", em que as frases estavam soltas, em lacunas e deveriam ser ordenadas com coerência, a qual é uma sugestão de atividade que pode ser realizada em classe.
Um de nossos maiores anseios e necessidades é levar nosso aluno a perceber a importância da leitura , pois segundo a Revista Nova Ecola, "não é de hoje que nossa relação com textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras , têm o que os especialistas chamam de 'características sóciocomunicativas', definidas pelo conteúdo, a função, o estilo, a composição do material a ser lido e a coerência dos fatos; e é essa a soma de características que define os diferentes tipos de textos.

Oficina 9 e 10 - TP 5



Mão da Leitura

"Diferentes concepções de língua resultam em diferentes práticas pedagógicas. Considerar o texto como unidade de trabalho no processo ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa enfatiza a natureza da língua como atividade simbólica e dialógica. Por isso, é necessária uma mudança de postura do professor em direção ao compromisso de construção social que se estabelece entre os agentes do processo educativo. "
( Maria Luiza Monteiro Salles Coroa - UnB)

1º Encontro para desenvolvimento do Projeto













No dia 05/08, retornando das férias e realizamos um encontro do Gestar II unindo os professores de Língua Portuguesa e Matemática.
No primeiro momento, tivemos a apresentação do Coral Municipal, logo após, eu e minha colega, profª formadora de Matemática, Lucileia, realizamos a técnica de auto-avaliação do TP 1 de LP e finalizamos com a música Abraço.
Nosso principal objetivo do encontro era "amarrar" o Projeto, em nosso caso, conjunto entre as discilplinas. Realizamos uma ampla discussão sobre a estreita relação entre as disciplinas, as dificuldades de nossos alunos e possibilidades de realizar um trabalho em conjunto para auxiliar e haver uma melhora em nossa realidade educacional.
A maior queixa relatada pelos professores é a falta, a dificuldade que nossos alunos têm na leitura e interpretação, e as quais acabam levando, posteriormente, a muitas outras, pois é sabido que quando os alunos não conseguem ter clareza do que leem, e quanto maior esta for, dificilmente conseguirão entender livros, textos, problemas matemáticos, enfim, desenvolver em qualquer área do conhecimento.

Assim sendo, nosso projeto será desenvolvido de forma conjunta, nas duas disciplinas do Gestar II: Português e Matemática. Os professores uniram-se em prol desse projeto e o levarão a suas escolas, abrangendo as demais disciplinas e a escola como um todo. O projeto será a elaboração de um Jornal das Escolas Municipais, em que serão realizados diversos trabalhos nas escolas: entrevistas,poesias, pesquisas, notícias da escola e bairro, charges, curiosidades, adivinhas, charadas, reportagens,jogos, entre outros.

Para que o trabalho obtenha êxito, o grupo dividiu tarefas entre si, e, a principal delas foi que os professores de Língua Portuguesa, farão em forma de concurso, a escolha do nome do jornal; e os professores de Matemática, desenvolverão juntamente com os alunos, o logotipo do jornal.
Combinamos que para a escolha do material, o grupo voltará a se encontrar para debater, avaliar o projeto e elaborar a diagramação do jornal; este próximo encontro será no sábado, dia 26/09. Até lá, cada um elaborará o material para a publicação.

Ler devia ser proibido

O vídeo abaixo, foi apresentado no encerramento das ativiadades do dia, vindo de encontro às ideias do grupo e das maiores necessidades de nossos alunos, as quais acreditamos serem as mais urgentes que devemos tentar sanar.



TURMA TAMAR RABELO - GESTAR II