domingo, 29 de novembro de 2009

Oficina 9 e 10 - TP 5

Nos dias 19/08 e 02/09, foram realizadas as oficinas 9 e 10 do TP 5.
Iniciei as atividades com o vídeo e a letra da música Epitáfio (Titãs), a qual nos leva a repensar nossa vida de forma ampla e a rever nossos conceitos e atitudes.
Após esse momento, iniciamos os relatos referentes à aplicação das atividades desenvolvidas no fechamento do semestre anterior. Os professores relataram que as ativiades do TP 4 foram realizadas de forma lúdica, pois a amioria dos professores trabalhou com o texto "Admirável mundo novo" e o dramatizou para a classe e para outros alunos da escola; o que despertou interesse em outros para leitura e dramatização.
Iniciamos então os estudos das Unidades 17 a 20. Na Unidade 17, refletimos sobre a Estilística, para tanto, usamos um texto de Paulo Mendes Campos: "Os diversos tipos de estilos", no qual um mesmo fato foi contado por diversos personagens diferentes, o que leva a perceber que este passa a ser uma característica desenvolvida pelo escritor, em determinada época, momento ou situação, pois cada um tem sua própria maneira de expressar-se.
A palavra estilo procede do latim stilu - ponteiro de ferro com o qual os antigos escreviam sobre tábuas enceradas. Por extensão, seu sentido ampliou-se, adquirindo a significação geral do modo ou maneira particular de alguém utilizar-se da língua.
Após esta reflexão, vimos vídeos com a música Traduzir-se (composição de Ferreira Gullart), na voz de dois cantores renomados: Fagner e Adriana Calcanhoto; o que acentua a diferença entre cada qual, nos fazendo perceber na prática, a diferença entre as maneiras que cada cantor/autor,
produz sua música/texto; o que nos leva a escolher um ou outro... isso em todas as opções de nosso dia-a-dia.
Outra atividade que realizamos durante os estudos do TP 5, foi da Unidade 20, Relações Lógicas do Texto, o que representa a harmonia, o sentido que um texto tem, o que nos leva à coerência textual.
A cada momento de leitura textual é necessário perceber e levar nosso alunoa a perceber que a lógica do discurso é uma forma clara e precisa de compreendê-lo e é o que faz termos mais facilidade de entendê-lo, e, portanto, levá-lo a compreender a importância na clareza das ideias e no desenvolvimento de sua produção.
Como uma das atividades desse tema, levei o texto "Uma história sem pé nem cabeça", em que as frases estavam soltas, em lacunas e deveriam ser ordenadas com coerência, a qual é uma sugestão de atividade que pode ser realizada em classe.
Um de nossos maiores anseios e necessidades é levar nosso aluno a perceber a importância da leitura , pois segundo a Revista Nova Ecola, "não é de hoje que nossa relação com textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras , têm o que os especialistas chamam de 'características sóciocomunicativas', definidas pelo conteúdo, a função, o estilo, a composição do material a ser lido e a coerência dos fatos; e é essa a soma de características que define os diferentes tipos de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário