domingo, 29 de novembro de 2009

1º Encontro para desenvolvimento do Projeto













No dia 05/08, retornando das férias e realizamos um encontro do Gestar II unindo os professores de Língua Portuguesa e Matemática.
No primeiro momento, tivemos a apresentação do Coral Municipal, logo após, eu e minha colega, profª formadora de Matemática, Lucileia, realizamos a técnica de auto-avaliação do TP 1 de LP e finalizamos com a música Abraço.
Nosso principal objetivo do encontro era "amarrar" o Projeto, em nosso caso, conjunto entre as discilplinas. Realizamos uma ampla discussão sobre a estreita relação entre as disciplinas, as dificuldades de nossos alunos e possibilidades de realizar um trabalho em conjunto para auxiliar e haver uma melhora em nossa realidade educacional.
A maior queixa relatada pelos professores é a falta, a dificuldade que nossos alunos têm na leitura e interpretação, e as quais acabam levando, posteriormente, a muitas outras, pois é sabido que quando os alunos não conseguem ter clareza do que leem, e quanto maior esta for, dificilmente conseguirão entender livros, textos, problemas matemáticos, enfim, desenvolver em qualquer área do conhecimento.

Assim sendo, nosso projeto será desenvolvido de forma conjunta, nas duas disciplinas do Gestar II: Português e Matemática. Os professores uniram-se em prol desse projeto e o levarão a suas escolas, abrangendo as demais disciplinas e a escola como um todo. O projeto será a elaboração de um Jornal das Escolas Municipais, em que serão realizados diversos trabalhos nas escolas: entrevistas,poesias, pesquisas, notícias da escola e bairro, charges, curiosidades, adivinhas, charadas, reportagens,jogos, entre outros.

Para que o trabalho obtenha êxito, o grupo dividiu tarefas entre si, e, a principal delas foi que os professores de Língua Portuguesa, farão em forma de concurso, a escolha do nome do jornal; e os professores de Matemática, desenvolverão juntamente com os alunos, o logotipo do jornal.
Combinamos que para a escolha do material, o grupo voltará a se encontrar para debater, avaliar o projeto e elaborar a diagramação do jornal; este próximo encontro será no sábado, dia 26/09. Até lá, cada um elaborará o material para a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário