sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encerramento Gestar II - Correia Pinto/SC

Professores cursistas recebem seus certificados:Durante a apresentação de vídeo e homenagem:

Formadoras Municipais de Correia Pinto: Lucileia e Lucia




Vídeo passado no encerramento do Curso.

No dia 03/12, encerraram-se as atividades referentes ao Curso Gestar II em Correia Pinto/SC.

Preparamos para este dia, um coquetel de encerramento para nossos cursistas, os quais receberam seus certificados e uma lembrancinha das professoras formadoras.

Acredito que o Curso Gestar II foi, para mim, um dos maiores desafios já assumidos em minha carreira do Magistério. No começo, expectativa, medo... porém com o passar do tempo, com os estudos realizados e a preparação das atividades, esse temor inicial deu espaço à coragem e a vontade de realizar um bom trabalho, que desse muitos frutos.

E, posteriormente, foi o que aconteceu. Tivemos o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a qual nos subsidiou com o material necessário para o bom desenvolvimento do Curso e também participou financiando parte do Seminário e oferecendo o coquel de encerramento.

Percebemos, através dos relatórios dos cursistas e de seus depoimentos que o curso correspondeu às suas espectativas, pois veio de encontro às reais necessidades de nossos alunos,

Portanto, acredito que obtivemos êxito nesse projeto, pois nosso principal objetivo foi concretizado: conseguimos fazer um trabalho de equipe, de trocas de experiências e plantar uma semente que dará muitos frutos, mesmo que esses venham com o decorrer do tempo...

MAIS ALGUNS RELATÓRIOS REFERNTES AO CURSO:

E.B.M. OTINTHO D’ÁVILA MESQUITA

RELATÓRIO

Tudo o que é novo sempre nos deixa apreensivo, então ao iniciar o curso Gestar II, esse sentimento de preocupação foi desaparecendo à medida que as atividades foram sendo apresentadas e repassadas aos alunos, visando e se contagiando com a descoberta da diversidade que há no mundo das línguas de maneira natural e agradável.
Os alunos estão percebendo que as atividades propostas estão sendo feitas de forma descontraídas e estimulantes, fazendo com que as desenvolvam de forma lúcida e criativa.
As atividades de apoio à aprendizagem dos alunos referentes aos cadernos estudados no Gestar II são muito atrativas e fáceis de serem aplicadas, facilitando assim, o desenvolvimento dos alunos na escrita e na leitura. Durante as aulas de Produção Textuais se percebe o interesse em desenvolvê-las, pois procuro agregar os textos produzidos às Artes, e isto está tendo saldo positivo nas notas.
É importante salientar que as atividades estudadas no curso incluem questões críticas que estimulam os alunos a discutir temas relacionados ao contexto sócio-cultural em que vivem.
Esses são apenas alguns bons motivos para termos feito o curso Gestar e também para darmos continuidade a esse processo de descobertas que têm nos auxiliado muito no gosto pelas produções de textos.
Professora: Neiva Strapassão

E. ITINERANTE PROFª. ANA MARIA RODRIGUES COELHO.
PROFESSORA: MARIA SALETE CUNHA.

RELATÓRIO FINAL GESTAR II

O curso foi bem aceito pelos professores, principalmente, a convivência, a participação, o entrosamento, troca de experiências, as discussões foram enriquecedoras para nós como professores que atuamos no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Nossos encontros foram a melhor coisa que aconteceu, não houve nenhuma discussão, todos alegres, divertidos, pois nossa tutora Lucia permitia essa espontaneidade, dava liberdade para os nossos desabafos. As críticas positivas para o nosso crescimento. Tudo isso constituiu a base para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno e professor.
Os encontros não foram só discutir conceitos como variação lingüística, textos, intertextualidade, gramática, arte, literatura, gêneros textuais, mas mostrar que esses conteúdos podem e devem entrar em nossas aulas.
O trabalho foi gratificante em torno da leitura e da produção de textos, as atividades não foram fáceis, pois os alunos não gostam de ler. Posso garantir o trabalho é árduo, mas não impossível.
Tenho que salientar o apoio da diretora da Escola que nos deu sua colaboração em todos os momentos, com material e também sua ajuda profissional como professor que é.
Nossa expectativa é que continue esse projeto no próximo ano, pois os conteúdos são bastante eficaz e irão ajudá-los em seus conhecimentos e sua prática, para atingir melhor os objetivos que é a leitura e interpretação de nossos alunos, e assim, atingir o objetivo desejado por nós professores.
Começar não é difícil, terminar um pouco mais. Mas o que realmente é difícil é continuar!
MARIA SALETE CUNHA, Professora Cursista

Nenhum comentário:

Postar um comentário