Vídeo O Berço da Desigualdade
As Oficinas 13 e 14 foram realizadas nos dias 07/10 e 21/10 e nesses dois dias começamos a delinear uma avaliação do curso.
Inicei as atividades com o vídeo O berço da desigualdade, o qual nos leva a refletir sobre a sociedade e as diferenças entre os iguais, o que rendeu bons e sábios comentários.Realizamos a leitura do texto “A moça tecelã”, para discutir a intertextualidade. Além disso, foi lido o texto de referência para discutir um pouco mais o conceito de “leitura”.
Em seguida, foram realizados os relatos de experiências com o “Avançando na prática”. Os professores comentaram as facilidades e dificuldades encontradas para implementar as atividades. Os professores sentem ainda, muitos alunos desinteressados em obter novos conhecimentos, em ter clareza dos conteúdos propostos, em ampliar seu vocabulário; porém, há uma gama de alunos que se mostra muito mais motivada à descoberta, às metodologias trazidas pelo curso; segundo eles, algumas turmas têm surpreendido pela ordem e vontade de realizar um trabalho melhor, apresentável. Também desenvolveu-se uma grande satisfação na dramatização dos textos lidos e propostos para tal.Os alunos têm se envolvido mais, gostam de vários gêneros, principalmente piadas. Cada professor relatou como tem realizado atividades que despertem o interesse de seus alunos e isso é realmente gratificante, pois esse momento de troca enriquece trabalho de cada cursista.
Alguns professores demonstram muito cansaço nessa reta final do ano letivo,pois o trabalho aumenta ainda mais; mas buscam apoio em seus colegas.A partir das discussões que ocorreram no último encontro, percebi que os cursistas ainda tinham dúvidas quanto à aplicação da reestruturação textual. Então resolvi explicar novamente, de outra forma. Para isso, selecionei textos de alunos para exemplificar melhor a tarefa de reestruturação textual e tentar minimizar tais dúvidas.
Como o fim de nosso curso aproxima-se, solicitei aos curistas uma avaliação geral do Gestar II, com diversos pontos a serem repensados por cada um deles:- Que obstáculos/desafios tiveram de ser superados? Como você resolveu?- Qual a importância das atividades desenvolvidas por você com seu aluno? Há alguma em específico?De que forma você percebeu isso?- Que práticas pedagógicas você tem realizado para que seu aluno demonstre que entendeu e não fique apenas nas verbalizações? -De que forma você percebeu se a turma aprendeu e se aprofundou nos conhecimentos anteriores?- Como as práticas comunicativas são/foram relacionadas com o desenvolvimento e o ensino da escrita por você e seus alunos?Que atividade(s) você destacaria da(s) que vc desenvolveu no Avançando na Prática que foram motivadoras, que estimularam? Por quê?Que situações levaram você a decidir as/e como as informações e que intervenções deveriam ser realizadas no decorrer do desenvolvimento de atividades?-Ao corrigir os trabalhos da turma, quais foram os maiores problemas na produção dos alunos? Houve reestruturação ou houve reescritura? Nesse processo houve algum crescimento do texto do aluno? -De que forma as teorias estudadas estão auxiliando você na preparação de sua aula? Todas essa questões foram lançadas aos cursistas como0 forma de reflexão e os mesmos as trarão para o próximo encontro. Também solicitei que realizassem em sala uma avaliação sobre o curso com seus alunos e as tragam para a socialização.
Na sequência, realizamos a oficina da página 172: os cursistas leram a fábula “A língua” e produziram um plano de atividade de leitura. Depois disso, expuseram seus planejamentos ao grupo em forma de cartazes.Para finalizar o encontro, realizamos a avaliação das atividades realizadas e da oficina.
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