quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Oficina 15 e 16 - TP 2



Encerramos os estudos dos TPs com o TP 2, nos dias 04/11 e 18/11.
Nesses dias realizamos muitas atividades, principalmente de avaliação. Aproveitamos para avaliar o curso e a nós mesmos, como profissionais e até mesmo como pessoas.
Iniciamos os trabalhos com o texto: Tempo Certo, de Paulo Coelho.

TEMPO CERTO
De nada adianta querer apressar as coisas
Tudo vem ao seu tempo,dentro do prazo que lhe foi previsto, mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar.
Então alguém podería dizer: Mas qual é esse tempo certo???
Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!!
E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas...
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
Lembre-se que: O universo sempre conspira a seu favor. Quando você possui um objetivo claro e uma disponobilidade de crescimento.
Paulo Coelho

Vídeo: O Segredo dos Vencedores

Depois de lido o texto e apresentado o vídeo, discutimos sobre nossa vantade de mudar, vencer profissional e pessoalmente; muitos são nossos desejos, porém, muitas vezes, pelas adversidades encontradas, nos deixamos estagnar, sem perceber que cabe a cada um vencer seus medos e obter o sucesso. Assim é o nosso cotidiano como professores, que na maioria das vezes, deixa de motivar seus alunos, pois ao próprio falta motivação para continuar. Porém, cabe somente a nós mesmos vencer os obstáculos que nos chegam e procurar o caminho para vencer.

O encontro foi iniciado com a discussão das unidades 5 e 6 do TP2. Comentamos e comparamos gramática interna, descritiva, normativa; foi estabelecida uma interessante discussão sobre o ensino de gramática.Comentamos a abordagem do TP2 com relação a frase e sua organização.Em seguida foram realizados os relatos de experiências: “Avançando na prática”.

Uma das maiores dificuldades dos alunos, entre outras tantas, é assimilar a gramática textual, a pontuação, entonação e, principalmente, a reescritura textual, pois os alunos passam seu texto a limpo várias vezes para chegar a uma versão final. Para isso, foram utilizados textos de alunos para exemplificar melhor a tarefa de reestruturação textual ( o que havia ficado pendente no último encontro).

Assim sendo, é notório que cada vez mais temos que formar leitores, pois a maior dificuldade encontrada hoje, em nossas escolas, é a falta de um investimento e planejamento na formação de alunos que gostem, tenham prazer em ler, e, assim, melhorarem sua prática pedagógica. Porém, como atual coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de nosso município, estou muito otimista com a semente que o Pragrama Gestar II plantou em nossas escolas e professores, pois este foi nosso último encontro de estudos, mas a sugestão dos colegas é que ano que vem, nos planejamentos bimestrais, usemos o material do programa, e, principalmente, as AAAs que durante o curso foram pouco utilizadas, mas com riquissímo conteúdo.

Depois de tantas discussões, foi realizada a oficina da página 149: proposta de atividade de leitura e produção de textos. Solicitou-se aos cursistas o planejamento de atividades:

1- interpretação de texto;

2- produção de textos;

3- análise linguística relacionada ao conteúdo estudado no TP2.

Para finalizar o encontro, realizou-se a avaliação das etapas de trabalho até a oficina e a orientação para o próximo encontro, que será o encerramento de final de ano, dia 03/12.

Os textos a seguir, foram solicitados aos cursistas como relatório avaliativo sobre o desenvolvimento do Projeto Gestar II nas Escolas Municipais de Correia Pinto/SC.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORREIA PINTO
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL JOSÉ DO PATROCÍNIO
GESTAR ll

PROFESSORA FORMADORA: Lúcia Raquel Ortiz
PROFESSORA CURSISTA: Romarilva Ribeiro Schneider

SOBRE O CURSO

Diferente de outros cursos de capacitação que já participei, o “Projeto Gestar” se destacou por apresentar objetivos claros e uma proposta concreta para o aperfeiçoamento de minha prática pedagógica.
Este foi, com certeza, o ponto forte do curso. Através das oficinas, os professores cursistas, sob a coordenação da professora formadora, realizaram reflexões teóricas dos conteúdos e sugestões de atividades a serem desenvolvidas diretamente em sala de aula, com os alunos. Esse processo de troca de ideias e experiências também foi muito importante e serviu para percebermos que temos em comum muitas angústias e anseios relacionados às dificuldades e avanços de nossos alunos.
Com relação à aplicação das atividades sugeridas nos encontros, percebi que os alunos foram muito receptivos à maioria delas, e que , ao enfocar o trabalho com o texto, é possível torná-los melhores leitores e produtores de texto, capazes de interagir diante de situações comunicativas de maneira mais eficiente, já que toda e qualquer atividade de comunicação é feita através dele.
Sabemos, porém, que esse é um processo que se constrói aos poucos e muitas são as dificuldades encontradas ao longo dele. Durante à aplicação das atividades, pude constatar que os alunos ainda têm muitas lacunas com relação a compreensão e produção textual e que estas não serão sanadas de uma hora para outra. Tais lacunas são decorrentes da defasagem ao longo das séries devido a vários fatores que se colocam como obstáculo para o sucesso da aprendizagem. Como exemplo pode-se citar a falta de participação dos pais na vida escolar dos alunos, o pouco incentivo à leitura e outras atividades extra-classe, o acesso restrito a materiais e instrumentos do mundo letrado e a falta de motivação para o aprendizado em sala de aula.
Diante disso, o professor, principalmente o de Língua Portuguesa, se vê diante de um desafio que é o de criar meios que motive os alunos a vencer essas barreiras, o que nem sempre é fácil.
Esta foi justamente a proposta do Gestar, cabendo a nós professores, mesmo reconhecendo o excelente trabalho dos estudiosos que elaboraram o material para o curso, ampliar alternativas, além de ter um olhar crítico a todas as propostas para conseguir perceber o que é ou não adequado a cada realidade.
Acredito que, mais do que rever e aprender novas teorias e metodologias para o ensino da língua, o ponto mais positivo do curso foi a oportunidade que ele nos ofereceu de repensar nosso dia a dia em sala de aula fazendo-nos conscientes das limitações, mas também otimistas com relação a busca de soluções, afinal nossa vida profissional se faz, sobretudo, de muita pesquisa, ação e reflexão.

Correia Pinto – 2009.
GESTAR – Gestão da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa

Relatório Final
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar chega a sua etapa final neste ano de 2009, na Escola Básica Municipal Jornalista Caldas Júnior, na disciplina de Língua Portuguesa, deixando como legado a certeza de que o essencial para a aprendizagem de um educando é a prática da produção textual revista em sua própria trajetória de vida. É a conquista do saber através da interação com a riqueza de informações que traz na sua própria bagagem de vida. É o estímulo realizado por nós educadores/mediadores do que lhes é nato: o conhecimento subjetivo. Os gêneros e tipos textuais trabalhados fazem com que esta subjetividade se manifeste com as ideias e preferências pessoais do indivíduo/educando.
O programa GESTAR revela uma nova prática escolar que interage com o mundo de vida do educando. E, desta maneira, vem ao encontro das avaliações estabelecidas pelo Ministério da Educação e do Governo Federal, como a Prova Brasil e o Enem. O que se espera, no entanto, é que todos falem uma mesma linguagem sobre a educação a ser trabalhada neste país. Pois sabemos que ainda há uma diferença enorme sobre o que é ensinado nas escolas públicas – aí apresentado sempre pelas novas metas e práticas de ensino – e o que é ensinado nas escolas particulares, que seguem apostilas e livros com a doutrina da gramática pura como relevante para a aprovação das etapas dos educandos.
A Educação é o futuro do Brasil, proclamam aos quatro ventos os governantes deste país carente de muito investimento no setor educacional público. Nós educadores travamos “guerras” de proporções incrivelmente díspares com o que nos é pedido e repassado com a prática de ensino e o que nos é oferecido como suporte didático e tecnológico escolar. Precisamos de ação e menos discurso.
A prática pedagógica do programa GESTAR em sala de aula foi bem aceita pelos alunos, que socializam muito mais com textos que interagem com o saber subjetivo que têm. Trabalhar com o que lhes é sabido é mais prazeroso e faz mais efeito com as informações objetivas que recebem e entendem como aprendizado. As atividades em que receberam material diferencial, como fotocópias, fotos, desenhos, entre outros, foram mais aprazíveis e interessaram mais. Sabemos que atividades com atrativos diferenciais, assim como os atrativos tecnológicos chamam mais a atenção e faz com que os educandos de dediquem mais nos trabalhos propostos. O que precisamos é de mais aparelhos tecnológicos para as nossas salas de aula. Deixo aqui, pessoalmente, o agradecimento às gestoras por terem oferecido suporte nas fotocópias de alguns textos entregues aos nossos alunos, bem como CDs e DVDs relacionados aos temas estudados e colocados em prática.
Com saldo positivo, lembro das horas dedicadas aos estudos deste programa e quanta dor de cabeça pelos incontáveis trabalhos e textos corrigidos e analisados. Como prerrogativa por ter participado da GESTAR, parabenizo aos idealizadores, Secretaria da Educação, as Gestoras Lúcia e Luciléia, em especial à gestora da disciplina de Língua Portuguesa, Lucia Raquel Rodrigues Ortiz, por ter se dedicado com maestria no encargo a que foi destinada.


Jean Toni Ribeiro – Professor de Língua Portuguesa - EBM Jornalista Caldas Junior

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